Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2018

Agenda Telefônica

Hora Certa
Redes Sociais


Brasil

Publicada em 27/11/17 as 16:47h - 351 visualizações
PERFIS FALSOS e FAKE NEWS
A verdade por trás do OCULTO.

GuiaLP


 (Foto: GuiaLP)

Fake News é a palavra da moda, ontem foi matéria na TV RECORD, e a todo momento é matéria em algum órgão de comunicação. Mas o que vem a ser FAKE NEWS? E qual a diferença e semelhanças com quem cria um PERFIL FALSO na rede social? Resumidamente vou explicar.

FAKE NEWS

Significa a grosso modo 'NOTÍCIA FALSA', ou seja, via de regra ocorre quando um site, ou PERFIL FALSO (os fake) divulgando informações falsas, cujo objetivo em geral é denegrir ou propagar algo contra alguém ou produtos e serviços públicos ou privados. Muita gente lê apenas a MANCHETE, acredita no que é postado e sai curtindo, compartilhando e fazendo justamente o que seu autor quer, que é disseminar a ideia e ganhar 'Likes' e popularidade.

PERFIS FALSO NO FACEBOOK

Pessoas erroneamente, acreditam que 'construir' um perfil falso na rede social Facebook, vai mantê-la no anonimato, o que é um engano, pois serão facilmente rastreadas pelo IP de onde postou, o IP por sua vez mostra o local de onde a pessoa postou, seja o número do celular, se foi através de um smartphone que se postou, ou endereço do local onde foi acessado o computador que foi utilizado para se postar, em geral que inicia a propagação de notícias falsas (Fake News) é algum perfil falso, os Fake.

Nos casos dos FAKE (perfis falsos) há algumas exceções, existe pessoa, que não querem se expor e se utilizam desse expediente, dessa artimanha, para denunciar fatos verídicos, coisas sérias e verdadeiras, mas que na imensa maioria das vezes não são apuradas e nem levadas a sério, exatamente por partir de um perfil falso.

Para identificar um perfil falso é fácil, basta clicar no álbum de fotografias, na maioria das vezes tem apenas foto do perfil e mais nenhuma, e em suas postagens, sempre tendenciosas e nunca o que normalmente as pessoas comuns postam, fotos do cotidiano e tudo mais.

Já para identificar as Fake News, tem de pesquisar sobre o assunto, verificar o SITE que está postando e sua credibilidade. E se fazer a seguinte pergunta: "Por que só este site tem essa notícia? " e por ai vai.

Vale ressaltar que tanto quem cria PERFIS FALSOS ou disseminam falsas notícias através das FAKE NEWS, inclusive quem compartilham, podem ser processadas criminalmente por Falsidade Ideológica, calunia, injuria e difamação, e ainda ter de responder civilmente por Danos Morais.

A DICA é: Exponha-se! O artigo 5º da Constituição Brasileira nos dá o DIREITO a LIBERDADE DE EXPRESSÃO, logo, sem ofender a ninguém, fale, opine, expresse-te, sua atitude pode contribuir para um futuro melhor, Abraço!

Marcos Xavier




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

GuiaLP - Rua Piedade, 891 - Centro - Lençóis Paulista - SP - CEP; 18.682-045 - Contato 14.99646-3168 - E-mail: atitude@folha.com.br
Copyright (c) 2018 - GuiaLP - Todos os direitos reservados